Startup: Os maiores desafios de começar uma

Startup: Os maiores desafios de começar uma

Ao iniciar uma nova startup um empreendedor tem muitos desafios, principalmente pela falta de experiência e é nesse momento que muitos abandonam o sonho de ser donos da vida.

Muitas pessoas já passaram por essas situações e você pode e deve aprender com os erros dos outros, separamos uma série de desafios que podem servir de dicas para você não abandonar o seu sonho.

Confira nossas dicas para você começar a sua startup

Lidar com a solidão e a inexperiência

Muitos empreendedores relatam que no início dos seus negócios encontram dificuldades para gerir as diversas áreas da sua empresa, também há relatos de empreendedores com dificuldades em seus próprios ramos de atuação. A solução por incrível que pareça é simples, para muitos o caminho encontrado foi muita leitura e procurar mentores, pessoas que já passaram por essas etapas e que podem dar conselhos valiosos sobre como lidar com a inexperiência.

Abandonar de vez a vida de funcionário

A maioria dos aspirantes a empreendedor tem medo de abandonar a segurança do seu emprego e de sua vida de funcionário. Isso é extremamente normal, a maioria dos empreendedores vem de uma grande empresa e uma mudança abrupta gera insegurança e medo, mas nada melhor que se cercar de uma boa rede de contatos e amigos para evitar a solidão do início.

Saber quando deixar de planejar e partir para a ação

O que engessa grandes empresas é a quantidade de burocracia e planejamento, uma startup as vezes não tem muito tempo e dinheiro e acaba se perdendo planejando e não coloca o seu produto no mercado. O empreendedor de sucesso tem que saber exatamente o timming, entender quando é hora de parar os planos e levar a startup para a prática, as vezes ele acaba perdendo energia e tempo planejando algo.

Calcular custos antes de abrir uma empresa

Uma das grandes falhas que uma empresa pode apresentar no início é não possuir um plano de negócios. Saber como você vai manter a empresa enquanto ela não gera lucro é essencial para o seu sucesso. Para facilitar o seu trabalho, existem programas que ajudam a automatizar os gastos e gerenciar os processos. Outro desafio que o futuro empreendedor tem que planejar, são os gastos com burocracia. Então coloque tudo na ponta do lápis e organize-se para arcar com seus gastos até a sua empresa ser saudável financeiramente.

Defender o diferencial do seu produto

Você tem um produto, você sabe como apresentar ele aos seus clientes e investidores? É essencial defender e conseguir convencer os futuros clientes e investidores que o seu produto é inovador ou melhor que o que já está no mercado, então prepare-se para futuras decepções e aprende a melhor forma de fazer os seus futuros negócios, isso fará com que você esteja um passo à frente.

Tornar sua startup conhecida no mercado

Um dos desafios das novas empresas é a forma como ela busca espaço no mercado. É extremamente importante que você divulgue o seu produto. Hoje em dia existem diversas ferramentas e modos de divulgação que não exigem grandes recursos. Descubra a melhor forma, teste opções e trabalhe muito.

Saber quando é a hora de pivotar

Pivotar é um movimento conhecido no mundo dos negócios trata-se de quando a empresa necessita se adaptar as exigências e as mudanças do mercado para sobreviver. Às vezes é necessário abandonar o plano e mudar, mas para isso é necessário um pensamento ágil, é preciso perceber o timming e não perder a oportunidade.

Conseguir seus primeiros clientes

No início temos pouca verba e muita vontade, é um bom momento para começar a atrair clientes através do boca a boca, converse com os seus futuros clientes, apresente o seu produto. Após trace o perfil do seu consumidor ideal e comece a expandir sua rede de relacionamentos, assim as futuras vendas já serão mais fáceis e você poderá oferecer para futuros clientes o seu produto com muito mais facilidade.

Admitir que você não consegue fazer tudo sozinho
O ditado já diz tudo “Sozinho não se vai longe” e no empreendedorismo isso é uma das maiores verdades, se na hora de pivotar você precisa ser ágil, chega um momento que não basta só isso, você vai precisar de boas pessoas ao seu lado, delegar funções é importante para arejar as ideias e não sobrecarregar você.

Ter um bom time (sem poder pagar bons salários)

O grande desafio de uma startup iniciante no mercado é a competição com grandes empresas na busca pelos melhores talentos disponíveis no mercado, a falta de um salário atrativo acaba sendo um dos empecilhos para contratações de grandes players. Uma das possibilidades que uma startup pode oferecer é participação no lucro, bônus agressivos e a uma provável sociedade com o parceiro. Outras startups apostam nos diferenciais em ambientes e horários para atrair novos talentos.

Lidar com a competição de empresas grandes

Os obstáculos nunca deixarão de existir, além de todos esses percalços no caminho, você enfrentará a competição de gigantes do mercado. Você deve procurar estratégias como parcerias, para que mais pessoas conheçam seus produtos, definir bem seu público alvo e enfrentar de frente essa concorrência que por vezes pode ser desleal.

Saber planejar e priorizar as atividades da sua startup

Planeje, planeje e planeje essa é uma das tarefas do empreendedor no início de carreira, mas é importante saber quais tarefas deve priorizar, é necessário entender onde a energia da equipe será alocada.

Conciliar profissional e pessoal e lidar com o estresse

O futuro da empresa está em suas mãos, você pode até dividir para somar, mas sempre recaí ao presidente/diretor o peso de algumas decisões e isso pode causar estresse e até atrapalhar e interferir na vida pessoal. Para isso é necessário criar momentos fora do trabalho para renovar as energias e arejar a cabeça, algumas startups estendem esse momento para seus colaboradores.

Com essas dicas é possível que você crie um atalho para o sucesso, é imprescindível que você siga estudando e aprendendo mais ainda. Lembre-se o sucesso não é questão de acaso, é fruto de muito trabalho e dedicação.

Comments are closed.