Desafios para manter sua empresa no auge

Desafios para manter sua empresa no auge

Os desafios de um empreendedor não acabam quando a empresa passa a gerar lucro. O sucesso de uma empresa não depende só de um início bom, mas também de toda a sua jornada. Os obstáculos passam por questões ligadas desde um fluxo de caixa organizado, passando por treinamento de funcionários, indo até questões relacionadas à expansão da empresa e decisões cruciais e importantes neste meio do caminho.

Confira algumas de nossas dicas para você superar os desafios e levar sua empresa adiante:

1 – Como prospectar novos clientes:
O início é sempre complicado para uma empresa nova. Mesmo que em um mercado consolidado, enfrenta muitos obstáculos e sempre surge aquela grande dúvida: como conseguir novos clientes?

É necessário investir em novas formas de atrair e captar clientes, uma das apostas é o bom e velho marketing, porém, claro, adaptado aos novos tempos, como o marketing digital, que utiliza as diversas ferramentas da internet como redes sociais, blogs, site institucional e conteúdos relevantes para promover o negócio como um todo. Esta estratégia, quando bem planejada, não demanda tanto investimento e traz resultados excelentes.

2 – Treinar os antigos funcionários

Quando você, empreendedor, está estabelecido, um dos desafios é capacitar os funcionários que estão ao seu lado desde o início na empresa. E caso não faça, você pode perder algum grande talento ou aliado na construção do empreendimento. Uma boa sacada é desenvolver um programa de desenvolvimento pessoal, separar a equipe em grupos e oferecer workshops, ciclos de palestras e capacitações durante o ano.

3 – Seja sempre um grande LÍDER, e não apenas chefe.

A capacitação é extremamente importante, mas não enxergar um rumo para o negócio desmotiva ainda mais os colaboradores. É aí que um grande líder deve entrar em ação e enfrentar as diversas áreas do empreendimento para chegar onde é preciso, mostrando os caminhos aos seus liderados de forma estruturada e plena, não apenas na base de ordens.

4 – A empresa precisa estar organizada
Um dos grandes desafios das empresas estabelecidas é desenvolver processos claros para seus funcionários. O gestor deve difundir os valores, missões e a visão da empresa para resgatar o DNA da mesma e colocar estrategicamente as pessoas certas nos lugares certos.

5 – Priorize esforços e saiba quais ofertas rejeitar

Saber quando dizer NÃO é essencial. Para tal, é necessário ter disciplina e saber aonde se quer chegar, além do que você necessita para atingir seus objetivos. Muitas vezes você pode receber ofertas que no final acabaram por fazer o negócio perder o foco. Saiba avaliar estes momentos com calma e sabedoria.

6 – Agregue VALOR aos seus produtos/serviços, e não somente preço.

Esta é uma caminhada que deve ser constante. Oferte valor ao seu cliente, não somente preço. Pesquisas dizem que o valor é a diferença entre o preço que você cobra e os benefícios que o cliente percebe que obterá. Se o cliente perceber que obterá muitos benefícios pelo preço pago, sua percepção de valor será bastante elevada.

Na maioria das vezes o cliente quer preço, desconto e prazo. É um pedido legítimo. Por isso sempre demonstre e valorize a qualidade do seu produto e seja sincero em dizer no quê ele é melhor do que o do concorrente. Por isso, lembre-se: Não venda preço, venda valor!

7- Durante uma crise econômica: cresça e lide com cortes

É essencial, durante crises, que o empreendedor saiba como lidar com corte de custos. Às vezes é melhor jogar limpo com a equipe, informando sobre cortes necessários, até envolvendo cortes na própria equipe, outras vezes em projetos e produtos. Outro fator importante durante uma recessão, é continuar crescendo, talvez seja uma das maiores dificuldades imposta ao empreendedor. Mas é importante durante esse momento, desenvolver uma boa estratégia de negócio.

Essas dicas são essenciais para continuar levando seus negócios ao sucesso. Não basta iniciar com pé direito, é fundamental que a sua jornada de negócios seja extremamente bem sucedida.

Comments are closed.