Game of Thrones: As lições de George R.R. Martin

Game of Thrones: As lições de George R.R. Martin

Um dos maiores sucessos da televisão é a série Game Of Thrones no HBO, baseada na obra literária de George R.R. Martin, ela trata da disputa pela soberania dos Sete Reinos, além de enfrentar os White Walkers, inimigos que vivem além da muralha de gelo. Os fãs da série já perceberam que uma das características centrais é a liderança e nesta reta final, essa característica está centrada em 3 personagens: Cersei Lannister, Jon Snow e Daenerys Targaryien, mas calma lá, se você não conhece a série, ainda assim pode ter muito a aprender com esses três. E se você é fã, talvez o texto tenha alguns spoilers, então é por sua conta e risco, mas garantimos que serão ótimas lições.

  1. Seja o protagonista: A Cersei passou boa parte de Game of Thrones nas sombras de alguém, ela sempre foi a número 2. Muito das ideias e decisões que ela poderia tomar acabavam sendo freadas pois a caneta sempre estava na mão de outra pessoa. Então, você tem que deter a caneta, só assim você conseguirá mostrar todo seu potencial e onde você chegará.
  2. Seja quem você é e não tenha medo disso: Cersei é um personagem extremamente controverso no universo criado por George R.R Martin, muitos amam, muitos odeiam, muito por suas decisões e relacionamentos ao longo da história, mas uma das verdades é que a personagem só cresceu na série quando assumiu quem era e isso pode ser importante para você: não crie máscaras, assuma suas decisões e não tenha medo disso.
  3. Sua reputação é importante: Jon Snow é o líder da Patrulha da Noite, já morreu e renasceu, mas a sua reputação é irretocável, seus liderados o respeitam por isso, seus inimigos acabam se curvando ao conhecer suas características. Seja uma pessoa honrada, isso fará com que seus seguidores acreditem mais em você.
  4. Baseie suas decisões em valores: Jon só chegou onde chegou, pois, todas as suas decisões são baseadas em valores que as pessoas podiam reconhecer e admirar. Mesmo quando ele erra, todos reconhecem o porquê da decisão e não perde a admiração dos seus liderados. Então, pense bem antes de tomar uma decisão, pense no que você acredita e guie sua decisão por isso.
  5. Você sempre precisará de aliados: Jon é capaz de tomar ótimas decisões baseado naquilo que acredita, além disso sempre se cercou por pessoas poderosas ou que poderiam compensar as suas fraquezas, mesmo tendo a possibilidade de assumir o trono, Jon só conseguiu chegar onde chegou por ter ótimos aliados. Então, pense sempre em quem você quer na sua volta, no caminho para o sucesso, eles podem fazer a diferença.
  6. Não HESITE: Muita gente morreu por Jon tomar decisões lentas (inclusive ele mesmo) e isso pode ser fatal para a sua liderança! Ao tomar decisões não hesite, encare, planeje e tome a melhor decisão!
  7. Mais estratégia, menos força: A mãe dos Dragões em Game of Thrones, Daenerys, é um dos personagens mais intensos da série, mas ela só conseguiu crescer e focar nos objetivos quando se aliou a Tyrion Lannister, um estrategista nato. Então, organize-se, projete o futuro, pense e assim o sucesso será só uma questão de tempo.
  8. Não tenha medo de usar o seu poder: Daenerys usa seus dragões de forma absoluta, ataca sem medo e isso coloca ela como uma forte concorrente ao trono. Saiba que o poder traz responsabilidade, mas abdicar disso pode determinar o seu fracasso. Um grande líder é capaz de engajar, alinhar os esforços e fazer com que as pessoas cooperem entre si. O líder faz o grupo crescer e o sucesso chegar.

Como em Game Of Thrones, o sucesso não vai chegar de graça, você terá que lutar por ele, seja protagonista de grandes conquistas, enfrente seus pontos fracos, procure grandes aliados e o caminho para o sucesso começará a ser trilhado.

Comments are closed.