Obama: Quatro passos para ser como ele

Obama: Quatro passos para ser como ele

Barack Obama é considerado um dos maiores presidentes do Estados Unidos, com ideias inovadoras e extremamente carismático. O agora ex-presidente de uma das maiores democracias do planeta dedica parte do seu tempo para ensinar outros a serem grandes líderes como ele.  Em parceria com a sua esposa Michelle Obama, fundou a Fundação Obama, uma startup de cidadania, promovendo uma série de workshops pelo mundo, ensinando jovens a serem líderes de impacto, criando uma mudança positiva e concreta em suas comunidades.

As 4 lições de Barack Obama

1) Saiba contar a sua história –

Contar a sua história vai além de contar a sua cidade de origem ou onde você trabalhou. Separe os fatos que mais te marcaram. Revisite a sua história, reflita como cada decisão diferente impactou na sua história. Esse processe exige muito autoconhecimento e ajudará a entender quem você é e qual o seu propósito e o que te levará a ser um líder de impacto.

2) Entenda como o cenário a sua volta interfere na sua trajetória –

Depois que você se conhece, agora é hora de reconhecer o ambiente em que você está. Pense no seu bairro de origem, nas questões sociais que impactam você diariamente. É a partir dessa reflexão que o jovem entende os aspectos sociais envolvidos nas situações cotidianas.

3) Crie um plano para se tornar um líder –

A Fundação Obama tem como um dos pilares da instituição está a forma de “aprender fazendo”. Um exemplo disso é se o jovem quer aprender sobre democracia, a melhor forma de aprender é engajar-se em  atividades ligada ao tema. Assim o jovem consegue montar planos de ações tendo a experiência necessária. Ele saberá reconhecer fatores que influenciam questões sociais, quais iniciativas deverá tomar e os passos essenciais para executar tais ações.

4) Conheça organizações locais –

É hora de entender como os outros trabalham e aprender com suas ações e seus erros. Aprender com quem já fez, permite conhecer a fundo as formas de atuação e entender seus modelos de negócios, além de servir de inspiração, como Barack Obama.

Comments are closed.