Papa Francisco: Um líder inspirador

Papa Francisco: Um líder inspirador

O Papa Francisco tem sido tratado por muitos como um grande líder, não só para os fiéis da igreja católica, mas para todos aqueles que se interessam por sua personalidade. Argentino, torcedor fanático do time de futebol San Lorenzo, Francisco assumiu o papado, quando Bento XVI abdicou do cargo em 28 de fevereiro de 2013.
Papa Francisco já teria um papado histórico por ser o primeiro latino-americano, também foi o primeiro a utilizar o nome Francisco (Nasceu como Jorge Mario Bergoglio).

Mas porque o Papa Francisco pode te ensinar valiosas lições de liderança? Separamos 10 pontos que fazem do Chefe do Estado do Vaticano uma referência.

Papa Francisco

Transparência
A igreja possui diversos pontos em que poucos Papas tocaram no assunto, Francisco não foge da raia quando o assunto é espinhoso. Isso é uma característica fundamental para qualquer gestor, ser transparente significa manter a credibilidade.

Generosidade

Os holofotes do mundo estão virados para Francisco, mas ele sempre se colocou em igualdade com seus fiéis. Dar espaço para seus liderados e trabalhar em equipe são fundamentais para qualquer grande líder.

Participação

Francisco não é apenas uma figura dentro do Vaticano, além do trabalho de gabinete, vai as ruas, visita o povo, está sempre próximo de seus fiéis. O líder que quer ter êxito deve pôr as mãos na massa e ser um exemplo positivo para seus liderados.

Proximidade
O Papa Francisco não é o primeiro, mas o fato de descer do carro e ir cumprimentar os fiéis, faz o seu carisma ir lá nas alturas. Um gestor não deve só falar que as portas estão sempre abertas, mas de fato estar disponível. É preciso demonstrar interesse pela equipe.

Coerência
O Papa escolheu o nome “Francisco” em homenagem a São Francisco de Assis, em referência a sua simplicidade e dedicação aos pobres, ele não só prega os ensinamentos, como também prática. Um líder não pode só falar, mas também demonstrar na prática aquilo que ele está falando.

Objetividade

Seja direto, use palavras fáceis, mensagens diretas e foco na solução.

Motivação
O Papa Francisco trabalha muito bem o emocional das pessoas. Através de sua fala ele leva entusiasmo aos fiéis. Um bom líder sabe como manter a motivação dos seus liderados em alta e usar isso em prol dos seus negócios.

Referência
A imagem que o Papa passa para seus seguidores é de uma pessoa íntegra, isso aumenta o número de fiéis que acredita na sua liderança. Um bom gestor é referência para seus colaboradores e precisa ter uma boa imagem perante os seus liderados.

Inspiração

Quando o líder inspira a sua equipe, ela cresce. Uma equipe inspirada gera mudanças, eleva o empreendimento para outro nível.

Autocracia
O Papa Francisco mostra que existem momentos que é necessário ter pulso firme. Todo líder deve pensar assim, ás vezes é necessário tomar as rédeas e determinar papéis.

Grandes líderes podem nos ensinar a sermos líderes melhores, o Papa Francisco é um. Independente de religião, é uma grande pessoa para se admirar e seguir seus exemplos.

Comments are closed.